Skip to main content

2018

Os Prémios AIPCINEMA 2018

É com grande orgulho que a Associação de Imagem pode afirmar que a organização dos seus 1ºs prémios se revestiram de um grande sucesso. A avaliar pelas diferentes reações dos presentes podemos testemunhar que o evento foi do agrado de todos tanto que estamos motivados para continuar.
A sala nobre da Casa do Alentejo foi pequena para albergar os 110 convidados que marcaram presença. Os diretores de fotografia e a direção de fotografia foram os grandes vencedores da noite. 
O sucesso do evento deve-se sobretudo ao entusiasmo que os patrocinadores deram à iniciativa. Juntar as empresas de serviços, os fabricantes, os diretores de fotografia uma vez por ano para celebrar a fotografia cinematográfica e os seus agentes é o objetivo principal da iniciativa.

Ver galeria de fotografias

Onze prémios foram entregues distribuídos por diversas categorias. 
 
Melhor Direção de Fotografia de LONGA-METRAGEM
 Separador
1º «S. Jorge» - DF Carlos Lopes aip - Realizador Marco Martins

2º «Tierra Yerma» - DF André Szankowski aip - Realizador Miriam Heard

3º «Deserto» - DF Rui Poças aip – Realizador Guilherme Weber

PATROCINIO CW SONDEROPTIC



Melhor Direção de Fotografia em série TV ou Telefilme Separador
«Crime Time» - DF André Szankowski aip - Realizador Julien Trousselier
 - PATROCINIO FUJIFILM

Melhor Direção de Fotografia em documentário Separador
«Treblinka» - DF João Ribeiro aip - Realizador Sérgio Trefaut
 - PATROCINIO  SONY


Melhor Direção de Fotografia em Spot publicitário Separador
«SB 90 anos» - DF Carlos Lopes - R José Pedro Sousa - PATROCINIO PLANAR

Melhor Direção de Fotografia em curta-metragem Separador
«Antes Que A Noite Venha» - DF José Oliveira - Realizador Joaquim Pavão - 
PATROCINIO CANON

Melhor Direção de Fotografia em Videoarte Separador
«O olho Zoomórfico» - DF Lisa Persson - Realizador Mariana Silva
 - PATROCINIO CATTS CAMERA RED

Melhor Direção de Fotografia em Videoclip Separador
«Run For Cover» - DF William Sossai - Realizador Roger Serrasqueiro - 
PATROCINIO BAZAR DO VÍDEO

PRÉMIO FERNANDO COSTA – CINEMATE 
Distinção profissional a um técnico de cinema

João Pedro Ruivo 1º Assistente de realização

O nome que é dado ao prémio é uma homenagem ao fundador da empresa Cinemate Fernando Costa. 

Fernando Costa foi uma personalidade marcante do panorama cinematográfico português tendo formado e trabalhado com centenas de técnicos. Através da empresa, Fernando teve uma importante participação na produção nacional. Dele ficou uma impressão muito positiva do seu carácter afável e pedagogo que sempre desenvolveu no trato com as pessoas. Para não esquecer esse legado, os diretores de fotografia da associação de imagem decidiram atribuir anualmente este prémio para distinguir um profissional do setor e prestigiar a profissão e essencialmente para que o nome de Fernando Costa não caia no esquecimento.
Aqui pode ver o vídeo de homenagem a esse grande homem que foi Fernando Costa

Prémio Fernando Costa atribuído a João Pedro Ruivo
Foi assim que o presidente da aip apresentou o prémio Fernando Costa « É com muito orgulho e falo pessoalmente que se atribui este prémio esta noite. Duplamente orgulhoso. Primeiro por ser possível manter o legado de Fernando Costa e não deixar o seu nome cair no esquecimento. O segundo é atribuir este prémio a um camarada e colega de armas. Este prémio como sabem não é atribuído apenas a profissionais da câmara ou da ferrugem. É entregue também a outros de outras áreas. O assistente de realização é um forte parceiro do diretor de fotografia quando exerce o seu trabalho de forma competente e adequada para as necessidades da fotografia para o filme. É nessa competência, lealdade e camaradagem que os diretores de fotografia reconhecem esta noite o grande assistente de realização João Pedro Ruivo.»
Fotografias com o João Pedro Ruivo

Atribuição de prémio honorário a diretor de fotografia
José Luís Carvalhosa aip
 - PATROCINIO  ARRI
Associação tinha preparado uma receção especial para oferecer a José Luís Carvalhosa aip. Muitos dos seus amigos estavam presentes e a família também estava preparada para o momento de homenagem mas infelizmente para o José Luís não lhe foi possível estar presente, porque foi hospitalizado dias antes para uma intervenção cirúrgica à coluna que impediu obviamente de estar na sua própria homenagem. José Luís Carvalhosa fez-se representar pelo realizador Jorge Silva Melo que agradeceu a honra de estar presente em solene ocasião. 

O texto que foi lido de quando da passagem do vídeo dedicado ao José Luís Carvalhosa aip. «A Associação de Imagem valoriza muito este prémio. A atribuição do prémio Carreira. Esta noite vamos homenagear um camarada de armas. Humilde, trabalhador, dedicado, mas sobretudo um homem de palavra. Fez um longo percurso na direção de fotografia nas circunstâncias que os meios lhe ofereciam. Esteve no Ultramar onde foi repórter de guerra. Ultrapassou as convulsões do 25 Abril e todas as mudanças que isso provocou na vida das pessoas e na sua. Contudo, apesar das dificuldades, das alegrias e tristezas do trabalho foi sempre capaz de manter a sua humildade, capacidade de trabalho e ser um fiel colaborador da realização.»

José Luís Carvalhosa aip torna-se a partir deste momento membro honorário da aip.

PRÉMIO ASSOCIAÇÃO DE IMAGEM Separador
Inês Carvalho aip
 Atribuição do prémio da Associação de Imagem

Este foi o segundo prémio surpresa da noite. É um prémio que é atribuído pela associação a um membro ou a outra pessoa que tenha com a sua ação contribuído positivamente para a vida da Associação de Imagem. Foram estas as palavras do anfitrião.

«Não consta sequer do alinhamento da festa. Este prémio é atribuído pelo presidente em funções e eu nesta posição escolhi atribuir o prémio a uma mulher. Gostaria portanto de marcar esta noite com esta 1ª edição dos Prémios AIPCINEMA com um facto histórico. Como sabem as mulheres estão em larga minoria na direção de fotografia. Apenas este ano quase pela 1ª vez uma mulher foi nomeada para o Oscar da academia na categoria, mas nós temos uma mulher que foi a primeira mulher portuguesa a fotografar uma longa-metragem. Para além desse facto é fundadora e um pilar fundamental da Associação de Imagem a qual já foi presidente. Meus srs e minhas senhoras por favor recebam com um grande ovação a 1ª mulher a fotografar uma longa  -  Inês de Carvalho.»  

RECONHECIMENTO DA ASSOCIAÇÃO
O primeiro prémio surpresa da noite foi atribuído a Louis Philippe Capelle SBC e general manager da IMAGO. (Federação Europeia dos Diretores de fotografia) www.imago.org. O prémio da Associação de Imagem foi o reconhecimento dos DF’s portugueses para alguém que tem com o seu trabalho contribuído para a IMAGO há mais de 10 anos.